Topo do site Secretaria de Saúde

  • Secretaria Municipal de Saúde

    Secretaria Municipal de Saúde

Notícias

Profissionais do Hospital de Magé assistem palestra em comemoração ao Dia do Médico

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Capacitação em saúde

Em comemoração ao Dia do Médico, ocorrido no último dia sábado (18), a secretaria de Saúde realizou na manhã de segunda-feira (20), através do Núcleo de Educação Permanente e da Rede de Urgência e Emergência (RUE), no Hospital de Magé, uma palestra sobre o Infarto Agúdo do Miocárdio (IAM). Aproximadamente 40 profissionais entre enfermeiros, acadêmicos e médicos, participaram da qualificação.

Durante a palestra, os presentes puderam participar de aulas práticas de como atender pacientes que chegam a unidade precisando de intubação, além de aprenderem a fazer monitoramento de parada respiratória e de falta de oxigênio, condicionamento para saber o grau de infarto do miocárdio e procedimentos para primeiros socorros de parada cardíaca.

Última atualização em Qua, 22 de Outubro de 2014 17:30

Leia mais...

 

Campanha de doação de sangue em Piabetá será nesta sexta (24)

10609727 1498002780454392 6693294533135534438 nA próxima sexta-feira, 24, é dia de solidariedade. Das 10h às 15h o ônibus do Hemorio estará na Praça 7 de Setembro, em frente ao Hospital Municipal Vereador Hugo Braga em Piabetá, recebendo doadores de sangue.

A iniciativa da Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) e Hemorio vai disponibilizar um ônibus para facilitar o acesso da população à coleta de sangue, um gesto de solidariedade que salva muitas vidas. Vale lembrar que o Hemorio fornece bolsas de sangue para os pacientes da rede municipal de saúde da cidade.

Nesse dia os cidadãos também podem aferir a pressão arterial e a taxa de glicose com o Programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), e as equipes da Campanha '10 minutos contra a dengue' vão informar a população sobre como colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

 

Última atualização em Qui, 23 de Outubro de 2014 08:03

Leia mais...

 

'10 Minutos Contra a Dengue' realiza mutirão com alunos das escolas municipais de Magé

Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

10 Minutos Contra a Dengue mobiliza os alunos de MagéA edição da campanha '10 Minutos Contra a Dengue', encerrada no início de outubro, tem rendido bons frutos para os alunos das escolas municipais de Magé. Isso porque o projeto culminou numa continuidade: agora os palestrantes voltam ao local onde realizaram a ação e fazem um mutirão com os estudantes pelas ruas ao redor de onde estudam.

Aproximadamente 30 alunos do terceiro e quarto ano da Escola Municipal Emílio Gebara, no Parque Iriri (1º distrito), participaram do mutirão pelas ruas e indo à casa dos moradores junto aos profissionais do PSF do bairro e os professores. O trabalho consiste em realizar na prática o que os estudantes aprenderam em sala de aula com o projeto '10 Minutos Contra a Dengue'. Eles recolheram resíduos que seriam focos do Aedes Aegypti e distribuíram bonés e informativos conscientizando a população.

Última atualização em Sex, 17 de Outubro de 2014 16:22

Leia mais...

 

Dia do Fisioterapeuta é comemorado com palestras em Magé

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

IMG 20141014 085915981 HDR

Profissionais de fisioterapia que atuam na rede municipal de saúde em Magé, participaram nesta terça-feira (14), de um seminário em comemoração ao dia dos profissionais ocorrido na última segunda-feira. No encontro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Fisioterapia do primeiro distrito, a equipe participou de palestras com profissionais especializados na reabilitação de pacientes na rede estadual.

O secretário de Saúde, Sidney Cerqueira Couto compareceu e avaliou o evento. "Essas palestras trouxeram discussões e debates a respeito de temas importantes, entre eles a fisioterapia respiratória dentro da unidade hospitalar, os pacientes crônicos, ulceras de pressão, entre outros. Vieram palestrantes de fora, na verdade para somar com a gente e trazer conhecimento, capacitação e instrução dos nossos profissionais", declarou.

Entre os temas abordados estão a 'Síndrome da Imobilidade', que é voltado aos cuidados com pacientes que estão acamados, e o 'Desmame de pacientes em CTI' que é o processo de reabilitação de pessoas que ficaram muito tempo usando aparelhos e precisam de fisioterapia respiratória para se readaptarem a respirar sozinhos, assim como a deglutição para se alimentarem.

Última atualização em Qua, 15 de Outubro de 2014 12:07

Leia mais...

 

Equipes de saúde participam de capacitação em biossegurança

Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 

IMG-20141010-WA0009Na última quinta-feira, 9, um grupo de 20 profissionais da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Enfermagem, Saúde Mental, e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram da 'Capacitação na Prevenção dos Profissionais no Atendimento à Pacientes Suspeitos de Contaminação pelo vírus Ebola'.

Na formação os participantes foram apresentados aos equipamentos de segurança e aprenderam as técnicas para vestir, retirar e preparar todo o material contaminado para o descarte adequado.

Última atualização em Qui, 16 de Outubro de 2014 14:19

Leia mais...

 

'Terapia do riso' para animar pacientes no Hospital de Piabetá

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

Hospital Ver.  Hugo Braga- Piabetá - foto Marcelo Dias 1Os pacientes do Hospital Municipal Vereador Hugo Braga, em Piabetá, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (10). Dr. Crispim, Dra. Dudinha, Dra. Flor, Dr. Bolinha de Queijo e Dr. Atrapalhado trouxeram um tratamento revolucionário a base de muita risada, para mudar a rotina hospitalar provocando sorrisos também na equipe técnica, nos familiares e acompanhantes que estavam na unidade de saúde.

"São coisas que a gente só vê na televisão, é bom para distrair as crianças que ficam aqui dentro do quarto e a gente vê que na hora elas já começam a sorrir com os palhaços. É bom para a recuperação", disse Zenilia Cardoso de Souza, 64, moradora de Piabetá que estava acompanhando a neta Elloa Vitória.

Última atualização em Sex, 10 de Outubro de 2014 18:34

Leia mais...

 

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre o Outubro Rosa em PSF de Magé

PSF

Os pacientes do PSF BNH Magé receberam nesta sexta-feira (10), uma palestra sobre a prevenção e a importância dos exames de detecção do câncer de mama, colo de útero e saúde da mulher. A orientação faz parte da programação do "Outubro Rosa", que promove a conscientização e combate da doença. A ação promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá durante todo o mês nos Postos de Saúde da Família do município.

Durante a palestra, que contou com pacientes de 25 a 50 anos, foram distribuidas cartilhas e fitas rosa para as participantes propagarem a campanha.

Última atualização em Sex, 10 de Outubro de 2014 18:07

Leia mais...

 

Chega ao fim mais uma etapa do projeto "10 Minutos Contra a Dengue" nas escolas de Magé

Crianças-estão-mais-conscieEncerra hoje (07), na Escola Municipal Emílio Gebara, no Parque Iriri, mais uma etapa do projeto "10 Minutos Contra a Dengue", que ocorreu nos meses de setembro e outubro nas instituições de ensino mageenses. A iniciativa da prefeitura de Magé, através da Secretaria de Saúde, levou informação, prevenção e conscientização sobre a doença que tem reduzido bastante no município.

A Escola Municipal São Nicolau, em Suruí, foi a primeira a receber o projeto. Em seguida a ação percorreu as escolas municipais Verônica Maria Silva Nunes, Profª Darléia da Costa Maia e Adalberto Gomes Pinto Ferraz, todas em Piedade. Ao todo, mais de mil crianças do Ensino Fundamental participaram das palestras educativas sobre a prevenção da dengue.

Última atualização em Ter, 07 de Outubro de 2014 16:40

Leia mais...

 

Outubro Rosa: Magé na luta contra o câncer de mama

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

cancer-de-mama-simboloPara conscientizar a população mageense, a prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, adere a campanha "Outubro Rosa" e promove durante todo o mês, uma vasta programação sobre a prevenção e a importância dos exames de detecção do câncer de mama, colo de útero e saúde da mulher, além de palestras com debates sobre o assunto nos 62 Postos de Saúde da Família (PSFs) em todos os distritos do munícipio.

 

O câncer de mama é um dos tipos de tumores que mais atinge mulheres no mundo, e faz mais de 1,67 milhões de vítimas por ano, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS). Para combater este mal, há cinco anos é celebrado mundialmente o "Outubro Rosa", movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce da enfermidade. Nesta edição, a intenção é derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.

Última atualização em Sáb, 04 de Outubro de 2014 17:12

Leia mais...

 

Página 1 de 20