Topo do site Secretaria de Saúde

  • Secretaria Municipal de Saúde

    Secretaria Municipal de Saúde

Notícias

Profissionais do Hospital de Magé assistem palestra em comemoração ao Dia do Médico

Capacitação em saúde

Em comemoração ao Dia do Médico, ocorrido no último dia sábado (18), a secretaria de Saúde realizou na manhã de segunda-feira (20), através do Núcleo de Educação Permanente e da Rede de Urgência e Emergência (RUE), no Hospital de Magé, uma palestra sobre o Infarto Agúdo do Miocárdio (IAM). Aproximadamente 40 profissionais entre enfermeiros, acadêmicos e médicos, participaram da qualificação.

Durante a palestra, os presentes puderam participar de aulas práticas de como atender pacientes que chegam a unidade precisando de intubação, além de aprenderem a fazer monitoramento de parada respiratória e de falta de oxigênio, condicionamento para saber o grau de infarto do miocárdio e procedimentos para primeiros socorros de parada cardíaca.

Última atualização em Qua, 22 de Outubro de 2014 17:30

Leia mais...

 

Campanha de doação de sangue em Piabetá será nesta sexta (24)

10609727 1498002780454392 6693294533135534438 nA próxima sexta-feira, 24, é dia de solidariedade. Das 10h às 15h o ônibus do Hemorio estará na Praça 7 de Setembro, em frente ao Hospital Municipal Vereador Hugo Braga em Piabetá, recebendo doadores de sangue.

A iniciativa da Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Hemorio vai disponibilizar um ônibus para facilitar o acesso da população à coleta de sangue, um gesto de solidariedade que salva muitas vidas. Vale lembrar que o Hemorio fornece bolsas de sangue para os pacientes da rede municipal de saúde da cidade.

Nesse dia os cidadãos também podem aferir a pressão arterial e a taxa de glicose com o Programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), e as equipes da Campanha '10 minutos contra a dengue' vão informar a população sobre como colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

 

Última atualização em Qua, 22 de Outubro de 2014 17:21

Leia mais...

 

'10 Minutos Contra a Dengue' realiza mutirão com alunos das escolas municipais de Magé

Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

10 Minutos Contra a Dengue mobiliza os alunos de MagéA edição da campanha '10 Minutos Contra a Dengue', encerrada no início de outubro, tem rendido bons frutos para os alunos das escolas municipais de Magé. Isso porque o projeto culminou numa continuidade: agora os palestrantes voltam ao local onde realizaram a ação e fazem um mutirão com os estudantes pelas ruas ao redor de onde estudam.

Aproximadamente 30 alunos do terceiro e quarto ano da Escola Municipal Emílio Gebara, no Parque Iriri (1º distrito), participaram do mutirão pelas ruas e indo à casa dos moradores junto aos profissionais do PSF do bairro e os professores. O trabalho consiste em realizar na prática o que os estudantes aprenderam em sala de aula com o projeto '10 Minutos Contra a Dengue'. Eles recolheram resíduos que seriam focos do Aedes Aegypti e distribuíram bonés e informativos conscientizando a população.

Última atualização em Sex, 17 de Outubro de 2014 16:22

Leia mais...

 

Dia do Fisioterapeuta é comemorado com palestras em Magé

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

IMG 20141014 085915981 HDR

Profissionais de fisioterapia que atuam na rede municipal de saúde em Magé, participaram nesta terça-feira (14), de um seminário em comemoração ao dia dos profissionais ocorrido na última segunda-feira. No encontro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Fisioterapia do primeiro distrito, a equipe participou de palestras com profissionais especializados na reabilitação de pacientes na rede estadual.

O secretário de Saúde, Sidney Cerqueira Couto compareceu e avaliou o evento. "Essas palestras trouxeram discussões e debates a respeito de temas importantes, entre eles a fisioterapia respiratória dentro da unidade hospitalar, os pacientes crônicos, ulceras de pressão, entre outros. Vieram palestrantes de fora, na verdade para somar com a gente e trazer conhecimento, capacitação e instrução dos nossos profissionais", declarou.

Entre os temas abordados estão a 'Síndrome da Imobilidade', que é voltado aos cuidados com pacientes que estão acamados, e o 'Desmame de pacientes em CTI' que é o processo de reabilitação de pessoas que ficaram muito tempo usando aparelhos e precisam de fisioterapia respiratória para se readaptarem a respirar sozinhos, assim como a deglutição para se alimentarem.

Última atualização em Qua, 15 de Outubro de 2014 12:07

Leia mais...

 

Equipes de saúde participam de capacitação em biossegurança

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

IMG-20141010-WA0009Na última quinta-feira, 9, um grupo de 20 profissionais da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Enfermagem, Saúde Mental, e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram da 'Capacitação na Prevenção dos Profissionais no Atendimento à Pacientes Suspeitos de Contaminação pelo vírus Ebola'.

Na formação os participantes foram apresentados aos equipamentos de segurança e aprenderam as técnicas para vestir, retirar e preparar todo o material contaminado para o descarte adequado.

Última atualização em Qui, 16 de Outubro de 2014 14:19

Leia mais...

 

'Terapia do riso' para animar pacientes no Hospital de Piabetá

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

Hospital Ver.  Hugo Braga- Piabetá - foto Marcelo Dias 1Os pacientes do Hospital Municipal Vereador Hugo Braga, em Piabetá, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (10). Dr. Crispim, Dra. Dudinha, Dra. Flor, Dr. Bolinha de Queijo e Dr. Atrapalhado trouxeram um tratamento revolucionário a base de muita risada, para mudar a rotina hospitalar provocando sorrisos também na equipe técnica, nos familiares e acompanhantes que estavam na unidade de saúde.

"São coisas que a gente só vê na televisão, é bom para distrair as crianças que ficam aqui dentro do quarto e a gente vê que na hora elas já começam a sorrir com os palhaços. É bom para a recuperação", disse Zenilia Cardoso de Souza, 64, moradora de Piabetá que estava acompanhando a neta Elloa Vitória.

Última atualização em Sex, 10 de Outubro de 2014 18:34

Leia mais...

 

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre o Outubro Rosa em PSF de Magé

PSF

Os pacientes do PSF BNH Magé receberam nesta sexta-feira (10), uma palestra sobre a prevenção e a importância dos exames de detecção do câncer de mama, colo de útero e saúde da mulher. A orientação faz parte da programação do "Outubro Rosa", que promove a conscientização e combate da doença. A ação promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá durante todo o mês nos Postos de Saúde da Família do município.

Durante a palestra, que contou com pacientes de 25 a 50 anos, foram distribuidas cartilhas e fitas rosa para as participantes propagarem a campanha.

Última atualização em Sex, 10 de Outubro de 2014 18:07

Leia mais...

 

Chega ao fim mais uma etapa do projeto "10 Minutos Contra a Dengue" nas escolas de Magé

Crianças-estão-mais-conscieEncerra hoje (07), na Escola Municipal Emílio Gebara, no Parque Iriri, mais uma etapa do projeto "10 Minutos Contra a Dengue", que ocorreu nos meses de setembro e outubro nas instituições de ensino mageenses. A iniciativa da prefeitura de Magé, através da Secretaria de Saúde, levou informação, prevenção e conscientização sobre a doença que tem reduzido bastante no município.

A Escola Municipal São Nicolau, em Suruí, foi a primeira a receber o projeto. Em seguida a ação percorreu as escolas municipais Verônica Maria Silva Nunes, Profª Darléia da Costa Maia e Adalberto Gomes Pinto Ferraz, todas em Piedade. Ao todo, mais de mil crianças do Ensino Fundamental participaram das palestras educativas sobre a prevenção da dengue.

Última atualização em Ter, 07 de Outubro de 2014 16:40

Leia mais...

 

Outubro Rosa: Magé na luta contra o câncer de mama

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

cancer-de-mama-simboloPara conscientizar a população mageense, a prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, adere a campanha "Outubro Rosa" e promove durante todo o mês, uma vasta programação sobre a prevenção e a importância dos exames de detecção do câncer de mama, colo de útero e saúde da mulher, além de palestras com debates sobre o assunto nos 62 Postos de Saúde da Família (PSFs) em todos os distritos do munícipio.

 

O câncer de mama é um dos tipos de tumores que mais atinge mulheres no mundo, e faz mais de 1,67 milhões de vítimas por ano, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS). Para combater este mal, há cinco anos é celebrado mundialmente o "Outubro Rosa", movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce da enfermidade. Nesta edição, a intenção é derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.

Última atualização em Sáb, 04 de Outubro de 2014 17:12

Leia mais...

 

Página 1 de 20