Topo do site Secretaria de Saúde

  • Secretaria Municipal de Saúde

    Secretaria Municipal de Saúde

Notícias

Prefeitura de Magé inaugura Centro de Fisioterapia em Santo Aleixo

Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

site

Com o objetivo de investir cada vez mais na saúde de sua população, a Prefeitura de Magé inaugurou o Centro de Fisioterapia de Santo Aleixo nesta sexta-feira (11). A unidade, que fica ao lado do Centro Administrativo, irá atender aos moradores da região do 2° distrito.

À frente da Secretaria Municipal de Saúde, Sidney Cerqueira Couto fala da importância do centro na localidade: "A unidade irá absorver todos os pacientes que tinham que ir até o Centro de Magé para se tratar. O centro de fisioterapia facilitou a vida de muita gente. Principalmente dos idosos, que são os que mais realizam o tratamento".

Leia mais...

 

Magé realiza o 1º Seminário de Emergência Pré-Hospitalar em comemoração ao Dia do Socorrista

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

1º Seminario Pré- Hospitalar - foto Marcelo Dias 14Para comemorar o Dia Internacional do Socorrista, que acontece hoje (11), o Centro de Estudos de Magé em parceira com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na Casa do Empreendedor, no centro da cidade, o 1º Seminário de Emergência Pré-Hospitalar, com o objetivo de atualizar e qualificar profissionais que atuam no SUS e nos hospitais da região. 

O secretário municipal de Saúde, Sidney Cerqueira Couto, realizou a abertura do evento, em que participaram o coordenador do SAMU-Magé, Marcelo Pereira, o biomédico Carlos Alberto, o presidente do Centro de Estudos, Antonio Barreto, e Bruno Sant'Anna, instrutor de Resgate na Associação Brasileira de Resgate e fundador da Liga de Trauma e Emergência da Universidade Estácio de Sá, que palestrou sobre o "Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar".

A palestra abrangeu a maneira como os socorristas devem lidar com emergências relacionadas ao coração, em casos de primeiros socorros, paradas cardiorrespiratórias, palpação de pulso (para saber se há pulsação na artéria carótida da vítima) e identificar os diferentes tipos de batimentos cardíacos, como utilizar corretamente o desfibrilador, sequências de RCP, que abrange o processamento CAB (Compressão, Abertura de vias áreas e Boa respiração), além de outras competências cardíacas externas.

"É importante estar atualizado sobre esses procedimentos. Alguns erros da equipe podem levar as vítimas ao óbito, às vezes não pela patologia dela em si, mas por coisas que se pode ter deixado de fazer. O profissional agindo dentro do procedimento ideal e adequado, consegue proporcionar uma sobrevida, além de uma recuperação bem maior para o cidadão", explicou Bruno Sant'Anna.

Carlos Alberto ressaltou como é importante esse tipo de seminário. "Através desses treinamentos e atualizações de todos os cursos avançados, é que o profissional vai ter melhor qualidade de serviço em saúde e prestar assim, uma assistência melhor a toda população que necessita dela", declarou o presidente do Centro de Estudos.

A equipe do SUS de Magé e a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Tania Mara, compareceram empolgados ao seminário, em que também foram realizados treinamentos práticos com simulações de emergência.

1º Seminario Pré- Hospitalar - foto Marcelo Dias 28

1º Seminario Pré- Hospitalar - foto Marcelo Dias 32

Foto 1: O médico Bruno palestra para os socorristas do SUS de Magé

Foto 2: Demonstração de primeiros socorros

Foto 3: A equipe de palestrantes e socorristas posam para a foto

 

Magé realiza o 1º Seminário de Emergência Pré-Hospitalar

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Acontece nesta sexta feira (11), em Magé, o 1º Seminário de Emergência Pré-Hospitalar em Magé em homenagem ao Dia do Socorrista, que é realizado através do Núcleo de Educação Permanente, oferecendo várias captações e esclarecimentos na área da saúde.

No evento, que também é aberto à população, médicos do Hospital Adão Pereira Nunes (Saracuruna) e das unidades de atendimento de saúde de Magé, irão palestrar no seminário, que acontecerá de 9h às 16h, na Rua Sebastião Reis, n° 21, Centro, Magé.

 

Prefeitura de Magé inaugura Centro de Fisioterapia em Fragoso

Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 

Inaug. Fisioterapia Fragoso. foto Marcelo Dias 19

Dando continuidade ao plano de reestruturação da saúde do município, a Prefeitura de Magé inaugurou o Centro de Fisioterapia de Fragoso nesta quarta-feira (2). A unidade é mais uma conquista do atual governo que tem investido pesado na reforma e criação de novos centros hospitalares na cidade.

A unidade beneficia todos os moradores da região do sexto distrito. Com cinco profissionais capacitados nas especialidades de traumatologia, ortopedia e pediatria, o local possui um amplo espaço para o desenvolvimento das atividades físicas fundamentais para a melhora de seus pacientes.

Presente na cerimônia de inauguração, o prefeito Nestor Vidal ressaltou a preocupação da administração pública em aperfeiçoar o serviço de saúde de Magé: "Esse é apenas mais um passo para melhorar a saúde dos mageenses. A intenção é levar um serviço de qualidade para toda a população".

Leia mais...

 

Hospital Municipal muda acesso e faz outras melhorias para os usuários

Avaliação do Usuário: / 15
PiorMelhor 

Nova-fachada-do-HMM---Foto-Marcelo-Dias-2A emergência do Hospital Municipal de Magé mudou para oferecer um atendimento cada vez melhor aos seus usuários. Além da reforma estrutural, a unidade de saúde está otimizando seu espaço para servir aos cidadãos. Nesta quinta-feira (29), a entrada da Rua Pio XII passou a ser o principal acesso ao HMM, facilitando a chegada dos pacientes.

Outras mudanças foram implementadas na estrutura de atendimento. O Centro de Fisioterapia se mudou para a Avenida Coronel João Valério, 310, com mais espaço e maior capacidade de atendimento.

Leia mais...

 

Saúde da Mulher: equipes tiram dúvidas em evento comemorativo na praça de Magé

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

Dia Inter.pela Saúde da Mulher- foto Jorge Luiz 13Na manhã desta sexta-feira (30), a população de Magé ainda pode se informar sobre as questões relacionadas à saúde da mulher, dando continuidade às comemorações do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna, iniciadas desde o dia 28.

A equipe do Programa de Assistência Integral da Saúde a Mulher, a Criança e ao Adolescente (Paismca) esteve na Praça Nilo Peçanha tirando todas as dúvidas possíveis das mulheres.

O principal objetivo da campanha é conscientizar a população feminina em relação à prevenção das doenças. "Quando a mulher realiza todos os exames necessários, ela está se prevenindo contra qualquer possível enfermidade. E uma campanha como esta tem este intuito. A conscientização sobre a importância de todos os exames necessários é o melhor caminho para se evitar um diagnóstico mais problemático", afirmou Sidney Cerqueira Couto, secretário municipal de Saúde.

A distribuição de preservativos, exames de glicemia, a medição da pressão arterial, orientações das equipe formadas por enfermeiras, assistentes sociais e coordenadoras da programação, foram algumas das ações realizadas.

Leia mais...

 

Encerramento da Semana de Enfermagem

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Encerramento dia da Enfermagem Fotos Jorge Luiz 7A Câmara Municipal de Magé abriu as portas nesta segunda-feira, 19, para o evento de encerramento da Semana de Enfermagem. Autoridades, instrutores e profissionais de saúde lotaram o plenário em homenagem aos que passaram por treinamentos, palestras e se dedicaram à capacitação, visando sempre o melhor atendimento ao cidadão. As atividades foram realizadas do dia 12 a 17 de maio.

O prefeito Nestor Vidal disse que "hoje é o encerramento da Semana da Enfermagem, mas, na verdade, a enfermagem caminha todos os dias em busca do salvamento. Queremos que Magé se destaque na qualidade do atendimento ao paciente. Que a gente possa honrar a saúde no município".

Leia mais...

 

Equipes do SAMU de Magé recebem treinamento avançado de Emergência Pré-Hospitalar

Avaliação do Usuário: / 8
PiorMelhor 

site1jorginho pronto1okNa Semana da Enfermagem nas Emergências, de 12 até 17 de maio, em uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi programado um treinamento específico para os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O Curso avançado de Emergência Pré-Hospitalar é um programa de treinamento que busca aperfeiçoar, capacitar e qualificar os 31 profissionais que no dia a dia seguem o lema de Buscar e Salvar.

Com a chegada da terceira ambulância, que está em funcionamento desde o início do mês de maio, novos profissionais passaram a integrar a equipe. "Magé contava com uma equipe de 10 condutores, 10 técnicos de enfermagem e seis enfermeiros. Hoje são 12 condutores, 12 técnicos de enfermagem e sete enfermeiros, trabalhando nas três ambulâncias do município. Duas básicas, que atendem casos de menor complexidade e contam com equipamentos básicos de suporte à vida, e uma avançada, conhecida como UTI Móvel", disse Marcelo Pereira, coordenador do SAMU.

Leia mais...

 

Semana da Enfermagem: Capacitação em Parada Cardiorrespiratória

Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Demostracao

Na Semana da Enfermagem nas Emergências, que aconteceu de 12 até 17 de maio, foram realizados eventos voltados ao treinamento, aperfeiçoamento e capacitação do profissional de Saúde. A Policlínica de Santo Aleixo realizou um treinamento de Capacitação em Parada Cardiorrespiratória, com o objetivo de aprimorar um procedimento vital em casos de emergência. O Secretário Municipal de Saúde, Sidney Couto, participou da atividade organizada pela gerente de Enfermagem, Mariana Araujo, e ministrada pela enfermeira Jaqueline Henriques, da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

 

 

 

 

Leia mais...

 

Página 1 de 17