Topo do site Secretaria de Saúde

  • Secretaria Municipal de Saúde

    Secretaria Municipal de Saúde

Notícias

Parque Sayonara terá vacinação para cães e gatos neste sábado (20)

alt

Neste sábado, 20, o Posto de Saúde da Família no Parque Sayonara ficará aberto das 8h às 17h para a vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. Por problemas técnicos na unidade, o ponto não pode atender a comunidade mas a ação foi remarcada, segundo o Carlos Alberto Nogueira, que coordena a ação da Vigilância Sanitária, Funasa e Vigilância em Saúde e Epidemiológica (VISA/Magé):

- Vamos realizar essa ação extraordinária no bairro para atender a população animal do Parque Sayonara, Fragoso, e adjacências. Já batemos a marca dos 90% da meta de vacinação, mas temos cerca de 4 a 5 mil doses da vacina disponíveis para atender nossa cidade - explica.

Última atualização em Sex, 19 de Dezembro de 2014 16:07

Leia mais...

 

Magé atinge 90% da meta de vacinação contra a raiva

Vacina cães e gatos siteNo último sábado (13) foi o dia de vacinação contra a raiva animal em Magé. Nos 63 Postos de Saúde da Família em todos os distritos, a população compareceu levando seu pet para um ato de carinho.

Somente neste dia de vacinação foram imunizados 36 mil animais, o que corresponde a 90% da meta da cidade, que é de vacinar 40 mil cães e gatos. A ação da Vigilância Sanitária de Magé, Funasa e Vigilância em Saúde e Epidemiológica (VISA/Magé), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, foi bem sucedida segundo o coordenador Carlos Alberto Nogueira:

"No total foram distribuídas e aplicadas 36 mil doses de vacina e ocorreu o sucesso esperado. E nossa equipes estão à disposição para entrar em contato com nosso departamento para agendar a visita", explica.

Leia mais...

 

Humanização e acolhimento de pacientes e familiares são tema de palestra

IMG-20141210-WA0016Proporcionar um ambiente acolhedor tanto para os pacientes que recebem cuidados na unidade de saúde, quanto reduzir os níveis do estresse aos quais os profissionais dessa área são submetidos,foi o tema discutido na palestra 'O Cuidador - Humanização, acolhimento e atendimento a pacientes e acompanhantes' quarta-feira (10), no auditório do Centro Administrativo de Santo Aleixo.

"O sistema de saúde não tem oferecido a estrutura humana necessária, pelo fato que o profissional trabalha em vários lugares, em plantões consecutivos para dar conta da sua receita, o que acaba gerando estresse. O objetivo é apurar a escuta, humanizando esse atendimento, acolhendo o paciente com suas necessidades, para conter seu sofrimento e dar suporte", explica Josué Cardoso, psicólogo clínico formado pela Universidade de Campinas com 15 anos de experiência como capelão hospitalar.

Leia mais...

 

Cuidado! Raiva mata!

Vacinação-Cães-siteNo próximo sábado, 13, as Unidades de Saúde da Família estarão de portas abertas de 8h às 17hs, para dar início a Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (VISA). A Coordenação de Fiscalização e Vigilância Sanitária do município de Magé pede aos donos de cães e gatos, que levem os animais domésticos para serem imunizados contra a raiva. 

A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados pelo vírus. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão e procurar atendimento médico. O animal deve ser observado por dez dias, em local isolado, e qualquer mudança no seu comportamento precisa ser informada às autoridades de saúde.

Foto – Sábado (13) é dia dos donos de cães e gatos levarem os animais domésticos para serem imunizados contra a raiva

 

Governo Federal estende Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite

Campanha Vacina- foto Marcelo Dias 2A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, prevista para ser encerrada na sexta-feira, dia 28 de novembro, foi prorrogada até a sexta-feira, dia 12 de dezembro. Em Magé, mais de 11 mil crianças já foram vacinadas contra a pólio, número bem próximo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a cidade, que é de 12 mil. E, cerca de oito mil crianças foram vacinadas contra o sarampo no município.

"A extensão do prazo tem a intenção de melhorar a adesão de crianças na campanha de vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, dando oportunidade as mães que não puderam levar seus filhos para serem vacinados dentro do período estabelecido pelo Governo Federal. A Secretaria Municipal de Saúde de Magé conta com funcionários altamente preparados e equipados para atender os pequenos mageenses que precisam ser imunizados", reforça o secretário municipal de Saúde, Sidney Cerqueira Couto.

Mães com filhos de seis meses e menores de 5 anos – quatro anos e 11 meses - devem comparecer aos postos para que as crianças recebam a dose ou gotinha, contra a Poliomielite. Os postos recomendam que todas levem as cadernetas de vacinação para serem atualizadas. Já a vacina Tríplice Viral ou Triviral, contra sarampo, caxumba e rubéola serão aplicadas em crianças de um até cinco anos incompletos.

Leia mais...

 

Secretaria Municipal de Saúde realiza curso de resgate a vítimas de afogamento

treinamento-bombeiro-siteA Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a iniciativa do NEP – Núcleo de Educação Permanente, levou servidores da Saúde ao treinamento para resgate de vítimas de afogamento realizado na última terça-feira (2), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

O curso, ministrado pelo 3º Grupamento Marítimo (GMar), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, ensina as técnicas necessárias para salvamento de vítimas de afogamento desde a retirada da água, passando pelos procedimentos de primeiros socorros, até a chegada da equipe de resgate no local, caso haja a necessidade de encaminhar a pessoa ao hospital.

Leia mais...

 

Posto 24 horas de Fragoso já conta com tomógrafo para melhor atender à população

tomografo-siteA Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o conserto do equipamento de tomografia da cidade e o disponibilizará para a população fazer seus exames a partir desta segunda (1), no Posto 24 horas de Fragoso. "O tomógrafo já está em perfeito estado para ser utilizado em benefício do mageense. Ele proporcionará mais agilidade no atendimento de urgência, proporcionando mais conforto aos pacientes", enfatiza o secretário municipal de Saúde, Sidney Cerqueira Couto.

Quando o tomógrafo de Magé estava inoperante, a prefeitura tinha um gasto muito alto com empresas terceirizadas que forneciam os aparelhos para a rede pública de Saúde, e a fila de espera dos pacientes era maior. Segundo o diretor administrativo do Posto de Saúde 24 horas de Fragoso, Paulo Lico, em alguns casos em que o exame era de emergência, os pacientes precisavam ser encaminhados para municípios vizinhos. Agora, os pacientes de lesões graves serão atendidos com dignidade dentro da própria cidade.

Última atualização em Sex, 28 de Novembro de 2014 15:41

Leia mais...

 

Magé implanta o 'Programa de Melhoria do Acesso e de Qualidade na Atenção Básica' na rede de saúde

PSF  Barão de Irirí - foto Marcelo Dias 3A Secretaria Municipal de Saúde, através do Ministério da Saúde, tem implantado o "Programa de Melhoria do Acesso e de Qualidade na Atenção Básica", que é considerada a porta de entrada mais efetiva e resolutiva para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da atenção básica, com garantia de um melhor atendimento.

O programa busca garantir um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Leia mais...

 

Programa de 'Saúde Mental' capacita 460 profissionais

SAUDE MENTALA Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Atenção Básica, tem capacitado os agentes comunitários pelo programa 'Caminho do Cuidado', que é uma formação de saúde mental voltada também para técnicos de enfermagem, sobre o cuidado e o reconhecimento desses pacientes dentro da comunidade.

O 'Programa de Saúde Mental', que faz parte da atenção básica do município, vem tentando identificar através dos agentes comunitários os transtornos mais comuns na população. Eles vão à casa dos pacientes e identificam o tipo de problema. Depois os direcionam para uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ou no Hospital de Magé, onde continuam o tratamento no ambulatório de psiquiatria, antes que entrem em surto.

Leia mais...

 

Página 1 de 23