Topo do site Secretaria de Saúde

  • Secretaria Municipal de Saúde

    Secretaria Municipal de Saúde

Notícias

Projeto piloto de reabilitação beneficia pacientes com sequelas de AVC

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Fisioterapia em Fragoso Poliesportivo Foto Marcelo Dias 36

Para proporcionar melhor qualidade de vida e independência aos pacientes que têm sequelas neurológicas provocadas por AVC (Acidente Vascular Cerebral), AVE (Acidente Vascular Encefálico), Isquemia Cerebral, Mal de Parkinson, entre outras síndromes e doenças que afetam essa área, a Coordenação de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Magé iniciou as atividades em um grupo no Ginásio Poliesportivo Renato Medeiros, em Fragoso.

O projeto piloto atende 10 pacientes que já evoluiram com o tratamento fisioterápico que recebem no Posto de Saúde da Família no Parque Sayonara, no sexto distrito. "Esse grupo já tem um grau de independência e esses exercícios que obedecem as limitações têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida, focado no fortalecimento do lado sadio, e dando ganho de flexibilidade no lado afetado pelas sequelas do AVC", explicou o fisioterapeuta Marcelo Tenreiro, que é especialista em traumato-ortopedia e realiza o acompanhamento do grupo.

Leia mais...

 

Caminhão da Tomografia, conforto e eficiência

foto 1 - Marcelo DiasComeçou nesta terça-feira, 15 de abril, o serviço de Tomografia Móvel do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Magé, com os exames sendo realizados na Praça Dr. Nilo Peçanha, no centro de Magé. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h. O serviço beneficiará não só moradores de Magé, mas também de Guapimirim, Teresópolis, Itaboraí e Duque de Caxias . O caminhão fica em Magé até o dia 26 de abril, sábado.

Com uma equipe de oito profissionais, entre médico, técnicos e apoio, o coordenador das unidades móveis de Imagem do Estado, Jorge Ataualpa, espera realizar de 500 a 600 exames, sendo programado, a princípio, 60 pacientes por dia.

A Unidade Móvel tem uma estrutura criada para dar conforto ao paciente, desde o momento da chegada, com uma recepção em local climatizado, até o momento do exame, onde o caminhão está equipado, inclusive, com elevadores que permitem acesso de portadores de deficiência.

Leia mais...

 

Mageenses poderão fazer tomografias a partir de terça-feira

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

tcrioMoradores de Magé serão beneficiados pelo serviço de Tomografia Móvel do governo do Estado. O caminhão com o equipamento ficará na cidade entre os dias 14 e 26 de abril e realizará exames de todas as partes do corpo. O secretário municipal de Saúde, Sidney Cerqueira Couto, explicou que a iniciativa visa atender a demanda por exames no município. "Essa é mais uma parceria para melhorar o atendimento em saúde e reduzir a demanda por exames. Acredito que este período será suficiente para realizar as tomografias agendadas", disse.

Sidney Couto informou que os agendamentos serão realizados pela equipe da central de marcação da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, os pacientes dos primeiros atendimentos já foram devidamente avisados dos dias, horários e do local da realização do exame.

O equipamento chegará a Magé na tarde desta segunda-feira e as tomografias serão feitos a partir da manhã de terça, 15 de abril. Os procedimentos serão realizados na Praça Dr. Nilo Peçanha, próximo ao Palácio Anchieta, sede do Poder Executivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h.

Leia mais...

 

Vacinação contra gripe começa dia 24

Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Começa o próximo dia 24 de abril a vacinação contra a gripe. Para 2014, o Ministério da Saúde ampliou o público alvo da campanha, que além dos idosos a partir de 60 anos, está incluindo crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

"Magé vai receber, a princípio, 61 mil doses da vacina, que desde 2012 é mista para os tipos Influenza e H1N1. E todos os Postos de Saúde da Família [PSF] estarão atendendo a população", explicou Luciene Arruda, coordenadora de imunização do município.

Basta comparecer ao PSF com a carteira de vacinação para receber a dose, quem não tiver os agentes de saúde também fornecerão o comprovante no ato do atendimento. O funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h.

Leia mais...

 

Saúde: Atenção Básica recebe reforço com novo PSF e ampliação de tratamentos

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

PSFFotos Jorge Luiz 140Foram inauguradas nesta sexta-feira, 4 de abril, as novas instalações do Posto de Saúde da Família (PSF) do Cantinho da Vovó, no quinto distrito de Magé. A unidade foi totalmente reformada para atender mais de 1 mil famílias na localidade.

Os moradores do bairro agora podem contar com nova estrutura que tem banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, sala de espera e consultórios. A equipe de Agentes Comunitários de Saúde também ganhou "cara nova": todas as sete funcionárias que acompanham as famílias estão com a camisa azul do novo uniforme que é padronizado para todos os PSFs e crachá de identificação com foto. O formato faz parte da unificação do serviço de atenção básica de saúde iniciado em 2013.

"É emocionante inaugurar esse PSF. Atuei nessa unidade e chegamos a pedir aos moradores para acomodarem os pacientes que estavam aguardando atendimento porque as instalações eram improvisadas. Acompanhei todas as adversidades", revelou o secretário de Saúde, Sidney Cerqueira Couto.

Leia mais...

 

Mauá ganha mais uma unidade de Saúde

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Saúde, inaugura nesta sexta-feira, dia 4 de março, às 16h, o PSF Cantinho da Vovó. A iniciativa atende a uma antiga reivindicação dos moradores de Mauá, bairro do 5º distrito de Magé, uma vez que a estrutura do prédio que abrigava a unidade estava deteriorada há quase dez anos. O PSF fica na Estrada Real de Mauá, S/Nº, na localidade conhecida como Cantinho da Vovó.

 

Equipes da Saúde promovem ações para prevenir a Hepatite A

Foto Jorge Luiz 4Enfermeiras e agentes de saúde que atuam no quinto distrito de Magé participaram da capacitação sobre como prevenir a Hepatite A, realizada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde no Ginásio Poliesportivo Edson Alves, na Praia do Anil, nesta segunda-feira, 31.

Daniel Martins, coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, que comandou a qualificação, explicou que medidas simples ajudam na prevenção à doença. "Misturar água sanitária na caixa d'água é uma das medidas mais eficazes. Basta colocar 100ml, que corresponde a dois copinhos de café do hipoclorito, em cada 1000 litros de água".

Leia mais...

 

Agentes de saúde ganham identificação e uniformes padronizados

Entrega-uniformes-PSFs-Mauá---Fotos-Marcelo-Dias-4-Começou no distrito de Mauá a distribuição dos kits de uniformes e confecção dos crachás de identificação dos agentes de saúde dos PSF's (Posto de Saúde da Família). A ação aconteceu na segunda-feira, 31 de março, no Ginásio Poliesportivo Edson Alves, na Praia do Anil.

Na quarta-feira, 2 de abril, foi a vez dos agentes de saúde de Pau Grande, no 6° distrito,receberem os kits de uniformes e crachás de identificação.

Os kits foram entregues a 60 agentes dos sete PSF's que compõem a rede municipal no quinto distrito.

A previsão do secretário municipal de Saúde, Sidney Couto, é que este mês todos os agentes recebam os kits e os crachás de identificação. "Iniciamos a distribuição do material hoje (31) e vamos agilizar a entrega em todos os distritos. A partir dessa identificação padronizada a população terá garantida a segurança de receber em sua casa um agente da nossa rede de saúde. Estamos uniformizando nossas equipes e o cidadão poderá reconhecer facilmente os profissionais dos PSF's", afirmou o secretário.

Leia mais...

 

Saúde de Magé recebe duas vans do Governo do Estado

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Inauguração FAETAC em Piabetá Fotos Jorge Luiz 56O secretário de Saúde de Magé, Sidney Couto, recebeu das mãos do governador Sérgio Cabral, neste domingo, em Nova Iguaçu, as chaves de duas vans zero quilômetro. Os veículos, com capacidade para 16 passageiros, serão utilizados para transportar pacientes que precisem fazer tratamento fora da cidade.

De acordo com Sidney Cerqueira Couto, uma das vans servirá às pessoas que sofrem com doenças renais e necessitam se deslocar para outros municípios. "Com uma das vans vamos atender de pronto àqueles que sofrem com doenças renais e precisam sair de Magé. Em relação à outra, ainda analisaremos a opção mais urgente", disse Sidney.

O secretário informou que as duas vans doadas pelo governo do estado fazem parte do reforço de 19 carros que a frota da Secretaria de Saúde de Magé receberá. Dos outros 17 veículos, entre eles uma kombi, uma parte foi adquirido com dinheiro de emendas parlamentares, outros são oriundos de verbas dos programas dos governos federal e estadual.

Leia mais...

 

Página 1 de 15